Programa Pará: Trabalho e Empreededorismo da Mulher

Apresentação

 

O Programa em Pará é executado com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República - SPM/PR, em parceria o Governo do Estado do Pará, representado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEDES), a Coordenadoria da Mulher do Pará, que faz parte da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), mobilizou o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Pará e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM para, atuando em parceria e sob a coordenação desta última instituição.

 

Quais são as estratégias de ação?

 

A interseção das redes considera gestoras e gestores locais, técnicas/os e conselheiras/os enquanto público prioritário no processo de formação e capacitação inerente ao Programa, face ao efeito multiplicador de suas ações. Também, considera os diferentes níveis de sensibilização e mobilização existentes em cada espaço de atuação para o enfrentamento da discussão sobre as oportunidades de negócios sob a perspectiva de gênero e seu impacto no desenvolvimento local, tanto no espaço público quanto no doméstico.O Programa mantém seus públicos prioritários específicos alinhados em dois eixos estruturantes - fomento ao empreendedorismo e trabalho e ocupação, com objetivo final de sua integração aos processos de desenvolvimento local.


Quais são as Regiões Administrativas?


No Estado do Pará o Programa trabalhará com pólos regionais, conforme atuação governamental nos seguintes municípios: Ananindeua, Belém, Capanema, Marabá, Parauapebas, Santarém e Soure.

Esses municípios se destacam economicamente nos setores de comércio e serviços. Não obstante, Soure e Santarém têm no setor turístico um ponto importante; o minério e a madeira são pontos fortes da economia; Belém, Ananindeua destacam-se pela indústria.

 

Mapa Pará

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal