Dando continuidade ao processo de implementação do Programa em outras unidades da federação, foi realizada no ultimo dia 09 de outubro reunião de planejamento.
Nessa oportunidade, Rosimere de Souza, atual coordenadora do Programa fez um balanço dos três primeiros meses de sua gestão. Também, foram apresentados e compartilhados os trabalhos desenvolvidos pelas consultoras Adriana Mota e Daise Rosas nas regiões de Santa Catarina e Distrito Federal. A reunião contou com a apresentação de Herculis Toledo dos novos mecanismos de elaboração dos informes e alimentação do atual site.
O "Outubro Rosa" teve início nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e tem o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama, a fim de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
O Projeto, que consiste na iluminação de monumentos históricos, tomou proporções mundiais, passando pela Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França e neste ano também contou com ações no Brasil.
No Rio de Janeiro, o símbolo escolhido foi o Cristo Redentor.
Foi promulgada em 29 de abril deste ano a Lei Federal 11.664/2008, que trata de questões relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Uma das maiores conquistas prevista nesta nova lei é a garantia da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade como era anteriormente.
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal