Informe no 35
Agosto de 2010
EDITORIAL
Aconteceu...

O Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher encerra o mês de Agosto contabilizando inúmeros avanços no que tange a concretização de nossas metas.


No estado do Pará, já estão adiantadas as atividades previstas no Plano de Ação e as reuniões de trabalho junto aos órgãos envolvidos tem sido bastante proveitosas, é consenso entre os envolvidos a importância de levarmos em conta o "fator Amazônico", a fim de que possamos fortalecer e dar visibilidade a vida econômica e social das mulheres, agregando as especificidades Amazônia. Os Cursos terão início no dia 18 de outubro de 2010, na cidade de Santarém.


No Distrito Federal, nos dias 19 e 20 de Agosto, a equipe do IBAM esteve reunida com os respectivos responsáveis do SEBRAE, BPW e Secretaria da Mulher. A reunião de monitoramento trabalhou a temática da culminância, pensando um novo formato de trabalho a ser estabelecido na data, que contribuísse para o interesse das participantes, com a tentativa de contemplar a diversidade de atividades desempenhadas pelas mulheres que integram o Programa. Também estavam na pauta de discussão a organização da Oficina, feira de Artesanato, e a formatura das mulheres.
E válido destacar ainda que, as reuniões de monitoramento, para além das questões operacionais, são imprescindíveis para que possamos pensar, entre outros, as ações do poder público na continuidade do PTEM.

No ultimo dia 19 de agosto aconteceu em Igarassu Reunião de Sensibilização. Participaram dessa reunião os gestores públicos e sociedade civil dos municípios de Abreu Lima, Igarrassu, Itapissuma, Itamaracá e Araiçoiaba que compõem o II Pólo do Programa no Estado de Pernambuco. Nesta oportunidade os parceiros e a coordenação do Programa apresentaram os objetivos, as metas e convocaram os presentes para mobilização de mulheres para o "Seminário Mulher no Século XXI: Conquistas e Desafios" que se realizará no próximo dia 02 de setembro em Igarassu. Nesta mesma oportunidade realizou-se a reunião de monitoramento.

AGENDA
Em breve

02/09/2010 - II Seminário Regional - Mulher e Empreendedorismo - às 12:30 minutos  
Local: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu, situado na Rodovia BR 101 Norte, Km 25.

14/09/2010 - I Reunião de Sensibilização em Santarém - Pará - às 15 horas
Local: Auditório do CAEC, situado na Av. Sergio Henn, nº475, Jardim Santarém-Santarém.

 

 

EVENTOS E CURSOS
Curso Democracia e Gênero e no Legislativo Municipal - início 15 de setembro de 2010

O IBAM, em parceria com o UNDEF e o UNIFEM, está lançando, em sua quarta edição, novas turmas do Curso gratuito que conta com muitas novidades. A principal delas refere-se ao seu formato pois, agora, o/a aluno/a poderá escolher o conteúdo que melhor se adequa ao seu perfil. São oferecidos três enfoques diferentes: Curso Democracia e Gênero: Com ênfase em Políticas Públicas e Governo Local; Curso Democracia e Gênero: Com ênfase em Direitos Humanos e Desigualdades Sociais e Curso Democracia e Gênero: Com ênfase em Democracia e Gênero. Cada módulo tem duração de 15 dias e conta com Texto Básico, Slides, Textos Complementares, Fórum de Debates, exercícios objetivos, Trabalho Prático, tudo sempre acompanhado pela tutoria especializada.


Para se inscrever no Curso clique aqui! e preencha a ficha de inscrição.

E não se esqueça, indique para qual modalidade de Curso você está se inscrevendo (Enfoque A, B ou C).

Se desejar conhecer o conteúdo do Curso em sua íntegra visite a página do IBAM. Acesse aqui! 

VOCÊ SABIA?
04 de setembro - DIA MUNDIAL DA SAÚDE SEXUAL

A Associação Mundial para a Saúde Sexual (World Association for Sexual Health - WAS), se prepara para lançar a Data 04 de setembro de 2010, como um dia de celebração, o Dia Mundial da Saúde Sexual.

A proposta é incentivar, promover e apoiar o direito de discutir questões sexuais, de ter acesso à informação e recursos, contribuindo assim na promoção da sexualidade de forma saudável e responsável.

É o reconhecimento da Saúde e dos Direitos Sexuais como parte integrante da Saúde como um Todo.

Saúde Sexual para Todas e Todos!

 

 

 

 

CLICAMOS VOCÊS
Fotos de nossas reuniões

 

Reunião de Monitoramento - SEBRAE - RecifeReunião de Monitoramento - SEBRAE - Pará

NOVIDADES
Novas Ferramentas no Site

Conforme já havíamos anunciado no informe anterior, o site do Programa está cada vez mais interativo, além de ficar por dentro das notícias e informações no âmbito do pntem, agora você pode participar de enquetes, sorteios e debates. Para ter acesso ao conteúdo completo, é muito importante fazer o cadastro em nossa página inicial.

Cadastre-se já.Sua participação vale muito para nós!

 

 

ENQUETE
Participem

Queremos saber sua opinião, a empreendedora(o) é aquela(o) que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Você se considera um(a) empreendedor(a)?

Aquelas e Aqueles que participarem até o dia 30 de setembro concorrerão o sorteio da publicação: Gestão Pública Municipal e Direitos Humanos/Debora Gershon, Maurício Araújo do Alto, Rosimere de Souza. Coordenação de Alexandre Santos. IBAM, FORD FOUNDATION.

Empreendedorismo no Brasil acontece por necessidade

Estudo revela que A dificuldade em encontrar trabalho é a motivação de 55,4% dos empreendedores, o que dá ao Brasil a maior taxa de atividade por necessidade (7,5%) dos 37 países pesquisados. A pesquisa é feita desde 1999 pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O Brasil participa desde 2000, via Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP). Segundo o estudo, o empreendedorismo por necessidade tende a ser maior entre os países em desenvolvimento, "onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscar alternativas de ocupação". Este índice (do empreendedorismo movido pela necessidade) deve servir de alerta para nossa sociedade", disse o presidente do IBQP-PR, Sérgio Prosdócimo, ressaltando que o Brasil precisa mudar, "e rapidamente", suas políticas de apoio às micro e pequenas empresas.
De acordo com o levantamento do GEM, os grandes entraves para as micro e pequenas empresas estão no acesso e no custo do capital necessário; na elevada carga de tributos e exigências fiscais e legais; na capacitação para a gestão do negócio e no fato de que políticas e programas dedicados ao setor não serem adequados à realidade do empreendedor.

Leia mais! Clique aqui

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal