Informe no 52
Fevereiro de 2012
EDITORIAL
Nova Ministra das Mulheres

Esse mês destacamos a posse da nova Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo, Menicucci foi militante de esquerda na década de 60 e ex-companheira de prisão da Presidenta Dilma. 

Em nosso Blog postamos o seu discurso de posse que salienta as prioridades da pasta na esfera do trabalho, sobretudo no campo das trabalhadoras domésticas, e no combate à pobreza.

Outra notícia importante é que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está ampliando seu trabalho de assistência técnicas rural às mulheres das comunidades quilombolas.

Aproveitamos para desejar a todas um bom carnaval! Com muita folia e alegria!

Boa Leitura!

 

DE OLHO NA POLÍTICA
Brasil vai levar à Rio+20 proposta de redução das desigualdades sociais e erradicação da fome

Entre as diretrizes brasileiras para o desenvolvimento sustentável, estão a redução das desigualdades sociais, a erradicação da fome e da pobreza e a promoção da segurança alimentar e nutricional. As metas fazem parte das sugestões que o Brasil vai levar à Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, marcada para junho, no Rio de Janeiro. O tema foi debatido no dia 25 de janeiro, como atividade do Fórum Social Temático, que movimentou a capital do Rio Grande do Sul.

As propostas estão no acordo firmado em dezembro de 2011 pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES). O documento, assinado por mais de 70 instituições, trata também do protagonismo brasileiro e dos países emergentes e propõe que o Brasil divulgue suas experiências políticas, econômicas, ambientais e sociais, para motivar outras nações a assumirem compromissos ousados e agendas propositivas. O acordo pode ser acessado no portal www.cdes.gov.br.

Leia mais aqui

 

Assistência às comunidades quilombolas terá foco nas mulheres

A atenção especial às mulheres será o foco da atuação dos 65 profissionais que levarão assistência técnica rural a 4.480 famílias de 39 comunidades quilombolas na Bahia, Pernambuco, Maranhão e Minas Gerais, a partir de fevereiro. Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que um em cada quatro brasileiros que vivem no campo está em situação de extrema pobreza. No Nordeste, 48,5% dessa população são mulheres.

"Historicamente, e principalmente no meio rural, as mulheres são as mais afetadas pela extrema pobreza, e as dificuldades começam com a documentação e vão até o acesso às políticas públicas", diz Márcia Riva, coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Márcia conta que, entre as mulheres em extrema pobreza do meio rural que são chefes de família, 1,6 milhão não têm rendimento próprio. O menor acesso das moradoras do campo aos recursos fica mais claro nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, também feita pelo IBGE. Ela mostra que, enquanto um homem recebe, em média, R$ 84 mensais pelo trabalho na produção agrícola, o rendimento médio delas é de apenas R$ 9 mensais.

Leia mais aqui

 

FIQUE SABENDO!
Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo (atrás do câncer de pulmão) e deverá ter aproximadamente 52,7 mil novos casos no país este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia, que detecta a doença em seu estágio inicial, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, que é celebrado no dia 5 de fevereiro.

Para marcar a data, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou uma campanha a fim de chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce da doença. A campanha lembra que as chances de cura do câncer de mama são de 95%, quando diagnosticado na fase inicial.

A data para lembrar o Dia Nacional da Mamografia foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade.

Leia mais aqui

 

ACONTECEU
O Programa no Pará

Os cursos do SEBRAE no Pólo Capanema foram encerrados no dia 15 de fevereiro. O Escritório Regional de Capanema juntamente com a Unidade de Capacitação Empresarial -- UCE, formaram 33 mulheres no município.

O Programa em Pernambuco

Aconteceu no dia 26/02 o Seminário de Mobilização com as Mulheres no Polo VI - Recife, ultimo polo do PTEM PE. A mesa de abertura contou com a participação de representantes do governo do estado de Pernambuco e do governo municipal de Recife e a presença de 125 mulheres.

CONTAMOS COM O SEU APOIO
Até o próximo informe!

Nosso informe tem periodicidade mensal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: pntem@ibam.org.br

Acesse também nosso Blog

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal