O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à educação, cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 08 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem às mulheres.
Em 2008, a Organização da Mulher foi às ruas de Bangladesh para pedir igualdade entre os sexos. As Iraquianas comemoraram o seu dia em região próxima a Bagdá. Escaladoras comemoram O Dia Internacional da Mulher no Rio de Janeiro. O dia também foi lembrado na Turquia.
Queremos saber como você pretende comemorar o Dia Internacional da Mulher em 2009.
Aproveite para fazer uma foto, um relato e encaminhe para informeprogrio@ibam.org.br
Divulgaremos alguns dos relatos encaminhados.
Atualize seus dados e garanta sua participação na nossa Rede e no sorteio.
Você que ainda não atualizou seus dados cadastrais tem até o dia 08 de março para atualiza-lo e concorrer a uma assinatura de Municípios, a Revista de Administração Municipal do IBAM.
Além de se manter informada/o sobre as atividades do Programa, você tem a oportunidade de ganhar uma assinatura anual totalmente gratuita de uma revista rica em artigos e matérias atualizadas em gestão, gênero e raça, economia local, urbanismo e educação, entre outros temas.
Após o cadastro das informações você também poderá assinalar os temas de seu maior interesse e que gostaria de ver mais noticiado em nosso site e no Informe.
Como fazer? É muito simples e rápido. Clique aqui.
Acontece nos próximos dias 07 e 08 de março em Barra Mansa o II Encontro Mulher: Poder Local Geração de Trabalho e Renda. Promovido pela Cooperativa de Mulheres Trabalho, União e Cidadania (Coomtuci), o evento reunirá mulheres da comunidade local, além autoridades para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A Coomtuci realiza um trabalho na comunidade da Vista Alegre e região, em Barra Mansa, com mulheres em situação de risco, orientando e coordenando-as para o desenvolvimento pleno em várias atividades. O evento de abertura ocorrerá às 19 horas, dia 07 de março, na Câmara Municipal.
No próximo dia 08 de março, às 16 horas, a Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema – AMEAS – aguarda você em sua sede, no Lake’s Shopping, 2º piso, sala 40, Saquarema, para comemorar esse dia tão importante para todas as mulheres. Confirme sua presença e saiba mais sobre a programação através dos telefones: 2651-4826 (Marília) e 2651-9661 (Telma).
Samba no pé sim, mas com muita consciência. Com esses ingredientes, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) lançou oficialmente, na cidade do Samba, no Rio de Janeiro, a Campanha de Prevenção à Aids no Carnaval 2009, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Estiveram presentes autoridades dos governo federal e estadual, além de representantes de comunidades e ONGs relacionadas à prevenção às DST/AIDS.
Leia a matéria na integra: Clique aqui!
O programa Mulheres Mil, que visa garantir capacitação profissional a mil mulheres do Norte e Nordeste até 2010, deve ser estendido para outros estados do país, além dos treze onde já está implantado. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e a Associação Comunitária dos Colleges Canadenses, instituição do governo do Canadá que participa da execução do programa, estão discutindo o assunto.
Leia o texto na integra: Clique aqui!
O Tribunal de Justiça de São Paulo, na praça da Sé, ganhou o 1º Juizado Central de Violência Doméstica Familiar Contra a Mulher. Sob o comando da juíza Vanessa Ribeiro Mateus, o novo juizado conta com uma equipe multidisciplinar de sete profissionais como psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e escreventes.
Leia o texto na integra: Clique aqui!
Você que busca no dia a dia sua independência, sua liberdade, sua identidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;
Você que batalha incansavelmente por seus próprios direitos e também por um mundo mais justo e por uma sociedade sem violências;
Você, eu, nós que temos a capacidade de gerar outro ser, temos também o dever de gerar alternativas para que a nossa Ação criadora, realmente ajude outras mulheres a conquistarem a liberdade de Ser.
Nosso informe conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br.
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal