Chegamos ao final de mais um ano. E 2008 se fez presente com muitos acertos e equívocos, como costumam ser todos os anos. Tudo depende do olhar que lançamos ao nosso redor e nessa mirada encontramos um copo meio cheio ou meio vazio... Conforme nosso entendimento sobre cada realidade que enfrentamos, podemos trabalhar com expectativas mais otimistas ou mais pessimistas.
Nosso Programa alcançou todas as metas estabelecidas e por isso mesmo temos que ter clareza sobre o que significam esses números na vida das mulheres que estiveram próximas ao nosso dia-a-dia. Fomos por elas “tocadas” e acreditamos que também “tocamos” seus corações e mentes. Podemos olhar o copo meio cheio?
O aprendizado fruto dessa troca de experiências e vivências orientará o Programa no cumprimento das ações e atividades previstas para sua terceira fase no Estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que de junho de 2007 a dezembro de 2008 uma de nossas atividades foi o mapeamos das instituições que possibilitaram a construção de uma rede de desenvolvimento local e um de nossos próximos desafios será sua concretude e fortalecimento.
Assim, convido a se posicionarem nos pontos de cruzamentos, de encontros, da rede e a contribuírem para sua real existência seja virtual seja presencial, com muitos eventos, muitos negócios realizados, muito respeito, muito afeto e solidariedade.
Que 2009 nos encontre “enredados” não apenas nas tramas do empreendedorismo e do mercado de trabalho como também e principalmente nas tramas do ser feliz.
Angela Fontes – Coordenadora Geral do Programa
O Banco da Mulher Rio realizou nos dias 21 de outubro, 12 e 28 de novembro “Oficinas sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” nos municípios de Nova Friburgo, Campos de Goytacazes e Cabo Frio, tendo os seguintes objetivos: possibilitar instância de reflexão, nivelamento conceitual e de troca de informações; refletir sobre a promoção da inclusão produtiva no contexto do desenvolvimento local; sensibilizar para a incorporação da perspectiva de gênero; e, definir estratégias para a articulação destas temáticas no âmbito da realidade de trabalho dos participantes.
Estas Oficinas contaram com 99 participantes, representantes de órgãos públicos municipais, empreendedoras e grupos da sociedade civil organizada. Os encontros foram avaliados de forma positiva dado que possibilitaram trocar experiências e a definição de estratégias concretas.
O Banco da Mulher realizou no dia 2 de dezembro “Oficina de Sensibilização sobre Microcrédito Produtivo” no município de Itaguaí. Participaram desta atividade 11 mulheres representantes de 03 grupos organizados e teve como objetivo apresentar informações sobre microcrédito. Também, foram apresentadas informações sobre captação de recursos a fundo perdido através da elaboração de pequemos projetos. A Oficina contou com a participação de representantes do MICROINVEST que esclareceram dúvidas das participantes.
Entre os meses de setembro a dezembro aconteceu a Tutoria em Políticas Públicas – Perspectivas e Desafios para Integrar Ações e Reduzir Desigualdes - direcionado para 40 gestores estaduais e municipais do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades de auto-avaliação nos seguintes temas: Integração das Políticas Públicas: Desafios para Assistência Social e Direitos Humanos; A Interseção de Gênero e Raça: Implicação para as Políticas Públicas e Empreendedorismo, Trabalho e Renda nas Políticas Públicas. A Tutoria, sob a coordenação da Consultora Técnica do IBAM, Vilnia Batista Lira, foi realizada virtualmente onde os gestores também puderam trocar informações por meio da realização de fórum de debate acessível no site do Programa.
17/12 – Oficinas de Sensibilização sobre Microcrédito (São João da Barra)
17/12 - Oficinas de Sensibilização sobre Microcrédito (Campos de Goytacazes)
18 a 20/12 – Feira de Mulheres Empreendedoras de Negócios (Nova Iguaçu)
Local: Rua Getúlio Vargas, 51 – centro – Nova Iguaçu (I na Rua da Igreja São Jorge) Horário: De 10 às 20h
A Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema – AMEAS promoveu, no dia 30/11/2008, um evento para contribuir com a Campanha Mundial dos “16 dias de ativismo pelo NÃO à violência contra as mulheres”, no período de 25/11 a 10/12. No lançamento do evento compareceram representantes de várias instituições locais, inclusive do CREAS e da Polícia Militar, todas convidadas a formarem uma rede para multiplicação.
Informe-se mais visitando o site www.spmulheres.gov.br
Nosso informe será interrompido em virtude das festas de final de ano e do recesso das instituições parceiras do Programa. Retornaremos em janeiro de 2009.
Um Bom Natal e que o mundo tenha muita paz no Ano que se inicia!
Até o próximo informe!
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal