Informe no 20
Outubro de 2008
DESTAQUE!
Vejam o que aconteceu...

No dia 25 de setembro o Programa realizou sua segunda reunião de avaliação, que assumiu a forma de Oficina de Trabalho. Estiveram presentes representantes da SPM, Sra. Sonia Malheiros, Subsecretária de Articulação Institucional e Sr. Rufino Santos Filho, Diretor Financeiro, da Subsecretaria de Planejamento. A Sra. Sonia participou da mesa de abertura que contou também com a Sra. Cecília Soares, Superintendente dos Direitos da Mulher, Sra. Delaine Costa representando o IBAM e  Sra. Angela Fontes coordenadora do Programa. A reuniâo contou com a  participação de 30 representantes das instituições parceiras - consultoras/es, instrutoras/es e gestoras/es públicos - que atuaram diretamente com nosso público prioritário no desenvolvimento do Programa.

A Oficina de Trabalho buscou entre os seus objetivos, dar ênfase à consolidação e sustentabilidade do Programa.


O evento também contou com a palestra da Profa. Fany Malin Tchaicovsky do Núcleo Trabalho e Contemporaneidade do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A Profa.Fany coordenou a pesquisa “Motivação para a Realização” desenvolvida num processo de parceria entre o Programa e o NTC/IP/UFRJ e apresentou alguns resultados da pesquisa que buscou respostas às várias questões ligadas a valores, motivação, liderança e ética no universo feminino. Está pesquisa foi aplicada nos cursos oferecidos pelo Banco da Mulher Rio no eixo Trabalho e Ocupação da Mulher. 

 

 

Oficina contribui com informaes para que as mulheres acessem recursos

O Banco da Mulher realizou no dia 15 de setembro a “Oficina de Sensibilização sobre Microcrédito Produtivo” no município de Barra Mansa, contando com o apoio do SEBRAE local.  Participaram desta atividade 14 mulheres com o objetivo de apresentar informações sobre microcrédito visando sensibilizar sobre as possibilidades do microcrédito produtivo enquanto instrumento eficaz para o fortalecimento das iniciativas representadas pelos micro e pequenos negócios. Também foi apresentada a possibilidade, para o caso de grupos organizados, de conseguir recursos a fundo perdido através da elaboração de pequenos projetos a serem encaminhados para órgãos governamentais e/ou agências internacionais. Conforme avaliação de uma das participantes a Oficina “foi interessante, pois apresentou as possibilidades que existem para obter recursos”.

Oficina propicia troca de experincia e reflexes sobre a realidade local

O Banco da Mulher Rio realizou no dia 17 de setembro “Oficina sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” no município de Angra dos Reis, tendo os seguintes objetivos: possibilitar instância de reflexão, nivelamento conceitual e de troca de informações; refletir sobre a promoção da inclusão produtiva no contexto do desenvolvimento local; sensibilizar para a incorporação da perspectiva de gênero; e, definir estratégias para a articulação destas temáticas no âmbito da realidade de trabalho dos participantes. 

A Oficina foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social de Angra dos Reis e contou com 20 participantes representantes de diferentes órgãos públicos, entidades e grupos da sociedade civil organizada.

O encontro foi avaliado de forma muito positiva dado que possibilitou trocar experiências e a discussão de propostas concretas.

Novidades! Acontece Forum de Discusso

O Fórum de Debates da Tutoria já está no site do Programa. Neste primeiro fórum @s participantes da Tutoria se apresentam e discutem sobre os desafios e perspectivas das políticas de assistência social e direitos humanos.

Maiores informações: tutoria@ibam.org.br

AGENDA:
Outubro

07/10 - “Oficina de Sensibilização sobre Microcrédito Produtivo” (Cabo Frio) Horário: 14 às 18hs.

15/10 - “Oficina sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” –(Nova Friburgo).

"ENTRE ASPAS"
Participante da Oficina realizada em Angra dos Reis

“A Oficina possibilita levar as dinâmicas para nossos locais de trabalho e compreender o processo do papel histórico das mulheres na sociedade”

FIQUEM SABENDO!
AMESG promove evento direcionado as crianas e adolescentes

Dia 15 de outubro a AMESG irá promover um evento direcionado as crianças e adolescentes atendidos pelo NEACA . Para conhecer melhor o trabalho dessas mulheres, entre no site: http://www.movimentomulheressg.com.br/

I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidria

O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro anuncia a realização do I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Tecnologia.O objetivo do Festival, que é gratuito e aberto ao público, é promover o intercâmbio entre a academia, os movimentos sociais, os empreendimentos de Economia Solidária e os produtores de Tecnologias Sociais. O evento será dividido em três partes: Trocas de Conhecimento, Trocas de Cultura, além de Mostra de Produtos, Serviços e Organizações.

Maiores informações: Clique aqui!

COLABOREM!
Contamos com voc

Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração.


Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br

Até o próximo informe!

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal