O Banco da Mulher Rio realizou nos dias 27 de agosto e 03 de setembro a “Oficina sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” nos municípios de Nova Iguaçu e Três Rios.
A Oficina em Nova Iguaçu foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Iguaçu e a Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres do município e contou com 35 participantes representantes de diferentes órgãos públicos, entidades e grupos da sociedade civil organizada. Em Três Rios a Oficina foi viabilizada através do apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social de Três Rios e contou com 19 participantes de diferentes CRAS, do CREAS e de associações e grupos da sociedade civil.
Os encontros foram avaliados de forma muito positiva dado que contribuíram para um novo olhar em relação à pratica de atuação, possibilitou trocas de experiências e a discussão de idéias e propostas compatíveis com a realidade.
O Banco da Mulher realizou no dia 02 de setembro a “Oficina de Sensibilização sobre Microcrédito Produtivo” no município de Três Rios, contando com o apoio do SEBRAE local que articulou as empreendedoras que participam do Programa.
Esta atividade contou com a participação de 22 mulheres e teve como objetivos sensibilizar sobre o microcrédito produtivo enquanto instrumento eficaz para o fortalecimento das iniciativas econômicas e apresentar informações sobre microcrédito. Também, foi apresentada a possibilidade, para o caso de grupos organizados, de conseguir recursos a fundo perdido através da elaboração de pequenos projetos. Conforme avaliação de uma das participantes a Oficina “abriu caminhos para ampliar nossa área de ação
15/09 - Oficina de Sensibilização sobre Microcrédito Produtivo” – (Barra Mansa)
17/09 - Oficina sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” – (Angra dos Reis)
24/09 - Oficina sobre Gênero – Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local” – (Nova Friburgo)
“Para mim já foi uma vitória ser escolhida para participar do Programa entre as 200 mulheres do Seminário...”
O Fundo Angela Borba com o apoio da Fundação Ford lança o X Concurso de Projetos de Mulheres. A iniciativa tem o objetivo de promover ações e iniciativas que visem transformar a vida de mulheres, especialmente afrodescentes e indígenas, das regiões Norte e Nordeste.
Para o concurso, estarão sendo distribuídos R$ 150 mil (cada projeto não poderá ultrapassar o valor de R$ 15 mil). Os recursos doados aos grupos deverão ser usados no período de dezembro de 2008 até setembro de 2009. Os projetos para análise devem ser enviados para a sede do Fundo até o dia 31 de outubro.
Acesse o edital completo em www.angelaborbafundo.org
Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br
Até o próximo informe!
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal