Foi realizado nos dia 16 e 17 de julho em Brasília o “Seminário “Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher”. O Seminário marcou a expansão do Programa no âmbito Nacional com a assinatura do Acordo de Cooperação do Programa com o Governo de Santa Catarina e Governo do Distrito Federal. Ao mesmo tempo foram assinados os Acordos de Cooperação Nacional com IBAM, SEBRAE Nacional e BPW Nacional.
O Seminário visou também fortalecer a articulação e o nivelamento das informações sobre os temas: Trabalho e Educação na Perspectiva do Empreendedorismo; - Gênero, Raça, Etnia e Direitos Humanos; - Empreendedorismo na Perspectiva de Gênero.
Na mesa de apresentação do Programa Rio coube à BPW Rio expor sobre sua experiência de inclusão dos conceitos de gênero nos materiais didáticos do SEBRAE/RJ. O SEBRAE/RJ apresentou alguns dos resultados dos cursos que foram realizados nas dez áreas do Estado de Rio de Janeiro, assim como das oficinas de direcionamento estratégico. E ao IBAM coube apresentar os resultados do Programa como um todo, ressaltando principais números, cronograma cumprido avanços e desafios do Programa.
Realizações do Programa Rio:
10 reuniões de sensibilização com 223 instituições representadas
11 seminários com a participação de 1476 mulheres
55 cursos na área de fomento ao empreendedorismo com total de 668 participantes
7 oficinas de direcionamento estratégico para o negócio com 125 participantes
10 cursos de capacitação na perspectiva de desenvolvimento pessoal e autonomia econômica com a participação de 258 mulheres
4 oficinas de sensibilização na perspectiva de gênero com 70 participantes
3 Oficinas de Trabalho para gestores estaduais com a participação de 25 gestores
10 oficinas de Trabalho descentralizadas para gestores municipais alcançando um total de 251 gestores
Também foi apresentado pela subsecretária Aparecida Gonçalves, o Programa “Pacto de Enfrentamento a Violência contra a Mulher”
Outro momento importante do seminário foram as oficinas de trabalho, quando as experiências vivenciadas pelas equipes responsáveis pelos dois eixos estruturantes do Programa foram apresentadas, visando a troca de conhecimento objetivando a implementação do Programa em Santa Catarina e no Distrito Federal.
Você sabia?
“A maioria dos moradores do Complexo Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, localizado na Zona Sul carioca e incluído no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), é do sexo feminino. O levantamento cadastrou 342 domicílios e 937 moradores. Destes, 51,76% são mulheres.”.
Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br
Até o próximo informe!
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal