Informe no 8
Março de 2008
DESTAQUES!
Entrevista com Angela Fontes - Coordenadora do Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

"Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de  reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente na produção, vale dizer no mundo do trabalho”. Diz Angela Fontes - Coordenadora do Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher.

Confira a entrevista na integra!

 

Angela Fontes

DESTAQUES!
8 de Março: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dicionário, a palavra mulher é definida como um indivíduo do sexo feminino. Porém, no dia a dia, a mulher é muito mais do que isso. Mas o que é ser mulher nos dias de hoje? Pensando nisso, fizemos esta pergunta a mulheres que fazem parte da equipe do Programa.

Vejo o que elas disseram:


“Há muito tempo atrás, ser mulher era cumprir aquilo que a família esperava de você. Seguir uma trilha que já vinha traçada, geração após geração. Era, por vezes, deixar sonhos para trás. Muita coisa mudou. Hoje, ser mulher é mais difícil pois, exige mais criatividade mas, é muito mais emocionante. Você pode ser o que quer e agir como quer; são tantas as incríveis oportunidades que se enfileiram diante de nós. A gente pode escolher. Hoje, ser mulher é isso: ter certeza daquilo que, por tanto tempo, nós suspeitávamos mas, não nos deixavam saber: mulheres, também, podem tudo.”

Elza Martins é consultora da BPW – Bussiness Professional Women

 

"Nos dias de hoje, ser mulher é, mais do que nunca, ser questionadora, afirmativa, potente e equilibrista, conciliando suavidade e força; trabalho e família; razão e emoção; realidade e sonhos."

Larriza Thurler é analista da Assessoria de Projetos Especiais e Gestora do Projeto de Empreendedorismo Feminino - Sebrae/RJ 

 

 

“Ser mulher hoje é ser muitas coisas ao mesmo tempo, portanto, ser  muitas mulheres de uma  só vez. De forma bem resumida, diria que conjugar o bem estar profissional com os afazeres domésticos e jamais perder o bom humor!  Valorizar cada atividade que fazemos e torná-las prazerosas, por mais que o corre-corre nos sobrecarregue. O quanto podemos subverter as hierarquias instituídas poderá ou não fazer parte do significado de "ser mulher nos dias de hoje". Isso dependerá do quanto queremos estar implicadas nas mudanças em curso. "Ser mulher nos dias de hoje" também dependerá do quanto desejamos responder a outra pergunta: e no futuro, o que é ser mulher?”

Delaine Martins Costa é Coordenadora do Programa Gênero e Políticas Pública do IBAM

 


 
“É ter a coragem para voltar a estudar para se manter no mundo dos negócios, é ter coragem de lutar pelos seus direitos, é ter força e determinação para não desistir diante dos desafios e ter entusiasmo para transformar esse mundo em um mundo mais justo e humano. Um abraço  e Viva as Mulheres do nosso Brasi!!”

Alba Acioly Novaes é Consultora do Sebrae/RJ

VOCÊ SABIA?
O Dia Internacional da Mulher é uma data feita para provocar a reflexão.

Em 8 de março de 1857,  operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos fizeram greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Queriam receber o mesmo salário que os homens, em uma época onde os salários femininos chegavam a ser três vezes menor. Reprimidas pelos seus superiores, as mulheres foram trancadas e incendiadas dentro da fábrica. Mas apenas em 1975 é que a Organização das Nações Unidas oficializou a data. No Brasil, as mulheres celebraram conquistas importantes em 1932, quanto conquistaram o direito ao voto, e em 1977, quando a Constituição passou a garantir a elas o direito ao divórcio.

 

AGENDA
Seminários Mulher e Empreendedorismo


Nova Friburgo – 05 de março
Campos – 26 de março
Três Rios – 23 de abril
Angra dos Reis – 07 de maio
Nova Iguaçu – 14 de maio

 

FIQUEM SABENDO!
Eventos comemorativos do Dia Internacional da Mulher

A AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) promoverá no sábado, dia 8/3, um evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher, no Fly Shopping, que fica na Rodovia Amaral Peixoto. A partir das 15hs o público poderá conferir palestras sobre a saúde da mulher e sobre a Lei Maria da Penha. Será exibido também o filme "Acorda, Raimundo!", que aborda as relações de gênero.

Em Barra Mansa, ocorrerá o 1º Encontro Mulher: Poder local - geração de emprego e renda, nos dias 7 e 8/3. O evento, organizado pela Coomtuci (Cooperativa de Mulheres, Trablaho, União e Cidadania), conta com o apoio do Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, Sebrae/RJ, IBAM, Escola Estadual Leonel de Moura Brizola, Fundação Leão XIII, Associação Mulher e Cidadania de Barra Mansa, dentre outros.

PARTICIPEM!
Contamos com seu apoio

Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br

Até o próximo informe!

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal