Informe no 13
Maio de 2008
DESTAQUES!
Capacitadas para empreender

O ciclo de seminários do Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher chegou ao fim nesta quarta-feira (14) com o X Seminário Mulher e Empreendedorismo realizado em Nova Iguaçu. Mais de 250 mulheres compareceram ao evento, que contou com a presença de Eunice Léa de Moraes, representante da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas das Mulheres, da Presidência da República; e Lícia Barbosa, que representou a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva. Também estiveram presentes representantes das instituições executoras do programa e de secretarias do município de Nova Iguaçu.

 

X Seminário Mulher e Empreendedorismo realizado em Nova Iguaçu.

 

 

 “Temos um carinho muito especial com este programa. Ele está no Plano Plurianual da Secretaria, no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, dentro do eixo de autonomia econômica. É um programa que busca mudar o nosso pensamento sobre o que é ser mulher, como estamos nos vendo e como vamos mudar este mundo”, relatou Eunice, da SPM, que é coordenadora nacional do programa. “O que esperávamos do programa está acontecendo. Já fizemos uma primeira reunião para expansão em Santa Catarina e vamos fazer em breve no Distrito Federal e na Paraíba. E já recebemos demanda de outros estados”.

 

Angela Fontes, do IBAM, coordenadora geral do programa, apresentou dados relacionados a gênero na região metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Na região metropolitana, apenas 33% do total de autônomos ou empregadores são mulheres; enquanto o sexo feminino representa 93% do total de empregados domésticos. Apenas considerando Nova Iguaçu, 51,6% da população é de mulheres. “De um modo geral, as mulheres têm maior escolaridade, mas menor renda. Quando falamos de gênero, estamos falando da relação de poder entre homens e mulheres na sociedade”, disse ela.

 

No seminário, estiveram presentes representantes dos núcleos de Barra Mansa e Nova Friburgo. Além destas cidades e de Nova Iguaçu, outros municípios que receberam o programa foram Saquarema e Cabo Frio (pilotos), Rio de Janeiro, Itaguaí, São Gonçalo, Itaperuna, Nova Friburgo, Campos, Três Rios, Angra dos Reis.

 

Elizângela da Silva Pereira já está tendo resultados na prática. Ela é cozinheira de um restaurante em Macuco e faz parte do núcleo de mulheres empreendedoras de Nova Friburgo. O empreendimento é administrado pela irmã do proprietário, que mora no Rio de Janeiro, e ela é a encarregada de comprar os suprimentos. Depois de fazer os cursos do Sebrae/RJ, ela fez o fluxo de caixa, custo fixo, custo variável e margem de lucro e enviou para seu patrão, alertando que o negócio não estava em seu ponto de equilíbrio. “Ele gostou do meu desempenho e pediu para que eu levasse um consultor do Sebrae/RJ para o restaurante por 10 dias”, conta ela, orgulhosa.

 

Já Lucimar Leal, que tem um serviço de buffet em Nova Friburgo, optou por legalizar seu negócio após participar do Programa. “Os cursos fizeram com que eu ficasse mais determinada e com que conseguisse administrar melhor o meu tempo”, disse. “Percebi que estava perdendo oportunidades sendo informal”.

 

O Rio de Janeiro foi o estado-piloto para a aplicação da metodologia. Devido aos resultados positivos, o projeto será levado ainda este ano para o Distrito Federal, Santa Catarina e Paraíba. Nesta ultima quinta-feira (15), o comitê gestor do programa se reuniu para definir o cronograma da expansão.

 

Matéria de Larriza Thurler - Assessoria de Comunicação e Marketing

ACONTECEU!
Na mídia!

O Programa Rio ganhou espaço na Rede Mobilizadores COEP. Com o título “O empreendedorismo e a construção da mulher”, a coordenadora do Programa, Angela Fontes, apresenta a metodologia e as perspectivas do programa para os 5.538 mobilizadores que estão cadastros na Rede COEP. Segundo Angela, o apoio ao empreendedorismo das mulheres deve levar em conta suas necessidades específicas e a forma com que cada uma delas pode romper a desigualdade de gênero. Outro componente do programa é a capacitação de gestores públicos estaduais e municipais que apóiam a execução das ações. Para acessar a reportagem, os interessados deverão fazer seu cadastro na Rede.

Clique aqui!


PARTICIPEM!
Contamos com seu apoio

Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br

 

Até o próximo informe!

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal