Informe no 32
Março de 2010
NOVIDADE!
Novo endereço do site

Estamos realizando mudanças no site no sentido de deixá-lo mais funcional e dinâmico. 

Agora mudamos o nosso endereço eletrônico.

Acesse o site: www.pntem.org.br

Contamos com vocês!  

DIA DA MULHER
Rio ganha Memorial da Mulher Brasileira

O Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, foi comemorado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) com programação cultural na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, com o lema “Mais autonomia, mais cidadania e menos violência para as mulheres brasileiras".

O evento marcou o centenário da data e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da SPM, Nilcéa Freire. Também marcaram  presença, no evento, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.

A iniciativa foi uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde. Durante o evento, foi assinado um decreto presidencial que prevê a criação de um grupo de trabalho para analisar a criação do Memorial da Mulher Brasileira. O espaço deverá funcionar como um museu interativo com os registros da participação das mulheres em episódios da história do país. O memorial terá sua sede no município do Rio de Janeiro.

Também foi assinado um acordo que prevê a entrega de carros e kits multimídias (dois computadores, uma impressora, uma câmera fotográfica ou filmadora, uma tela, um datashow e uma televisão) para 24 prefeituras do estado do Rio de Janeiro. Esses equipamentos serão doados pela SPM aos organismos locais de políticas para as mulheres e chegarão aos municípios até o fim de 2010.

Esses equipamentos servirão para fortalecer e ampliar a atuação desses órgãos. Na solenidade, haverá ainda o anúncio de repasse de recursos para algumas das ações previstas no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, criado em 2007 pela SPM e que conta com a adesão de 24 estados.

 


 

A MULHER E O VOTO
24 de fevereiro - Dia da conquista do voto feminino no Brasil

A data de 24 de fevereiro é dedicada ao “Dia da conquista do voto feminino no Brasil”. As mulheres adquiriram o direito de voto por meio de um decreto presidencial de Getúlio Vargas (Decreto 21076, de 24 de fevereiro de 1932).

Do outro lado do globo, a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a conceder o direito ao voto as mulheres no ano de 1893, as quais tinham direitos políticos no âmbito municipal desde 1886. A Austrália concedeu o voto em 1902, com algumas restrições. Na Europa o primeiro país em que as mulheres obtiveram o direito ao voto foi a Finlândia em 1906. Na Inglaterra não foi tão fácil assim: as mulheres iniciavam a sua epopéia pela concessão do voto, mas essa luta seria mais dura e culminaria com prisões e até morte.

Na América Latina, o primeiro país que concedeu o voto as mulheres foi o Equador em 1929. Na Argentina só após a posse de Juan Domingo Perón, em 1946, é que começou a campanha pelo voto feminino, através de sua esposa Evita, que se empenhou com vontade por essa conquista, que seria aprovada pelo Congresso em 23 de setembro de 1947. Foi a consagração de Eva Perón, que em 26 de julho de 1949, fundou o Partido Peronista Feminino. A idéia primordial era ter o grande contigente da mulher argentina votando nas eleições que seriam realizadas dois anos depois, com Evita concorrendo como vice-presidente na chapa do marido, mas a oposição dos militares acaba com esse sonho. No dia 11 de novembro de 1951, a mulher argentina vota pela primeira vez, e o Partido Comunista tem em sua chapa uma mulher como vice. Com o apoio das mulheres, Perón é reeleito com uma diferença de mais de um milhão e oitocentos mil votos sobre o segundo colocado. Ao Congresso foram eleitas 6 senadoras e 23 deputadas peronistas, demostrando a força política de Evita Perón, que morreria de câncer no dia 26 de julho de 1952, aos 33 anos de idade.

voto feminino

PARTICIPEM!
Contamos com sua ajuda!
Nosso informe conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: pntem@ibam.org.br

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal