Informe no 37
Outubro de 2010
EDITORIAL
Contabilizando ...

O fim de mais um ano se aproxima, e a equipe do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, já contabiliza as muitas conquistas alcançadas ao longo de 2010, um dos exemplos, é o Evento de Culminância que aconteceu no ultimo dia 16 de outubro no Distrito Federal.O evento realizado na Associação Comercial contou com a participação das instituições parceiras, gestoras e gestores públicos e grupos formados no decorrer do Programa, tendo como objetivo apresentar e avaliar as atividades realizadas ao longo dos dois anos de execução do Programa no Distrito Federal.

 

 

ACONTECEU
Seminário Regional Mulher e Empreendedorismo em Santarém

O evento aconteceu no dia 6 de outubro, com a presença de 66 mulheres do Município e cerca de 10 entidades locais, dentre elas os representantes da Secretaria de desenvolvimento de Santarém, Associação de Mulheres, Clube de mães, Associação de Mulheres do Eixo Forte e Núcleo de Justiça de Santarém. Os cursos realizados pelo SEBRAE e BPW em Santarém, terão início no dia 18 de novembro contemplando as participantes do Seminário.

Formatura dos cursos em São Lourenço da Mata e Camaragibe

No último dia 08 de outubro aconteceu a formatura da primeira turma de 67 mulheres que concluíram os cursos oferecidos pelo Programa em São Lourenço da Mata e Camaragibe.

O evento aconteceu na Igreja dos Mormón e contou com as presenças ilustres da Representante da Secretária de Assistência Social de Camaragibe, Lídia Lira, da Secretária de Assistência Social de São Lourenço da Mata, Nadja Santana, da Representante da Coordenadoria da Mulher de São Lourenço da Mata, Cacilda Andrade e da Gerente da Secretária Especial da Mulher de Pernambuco, Nara Galindo. Também, participaram do evento a Representante do SEBRAE-PE, Cláudia Azevedo e a Representante da BPW, Claudia Lira e do Representante do IBAM, Herculis Pereira Tolêdo.

Nesta oportunidade, os gestores municipais foram convocados para Oficina de Trabalho que tratará dos resultados do mapeamento das iniciativas existentes no âmbito das políticas públicas estaduais, voltadas para a inclusão produtiva e aumento da autonomia econômica das mulheres no estado de Pernambuco.

Tal iniciativa se insere no âmbito do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, cuja coordenação nacional está sob responsabilidade do IBAM em parceria com o SEBRAE e a BPW, e tem como objetivo discutir estratégias de integração das ações mapeadas no sentido de potencializar as iniciativas direcionadas para o aumento da autonomia econômica das mulheres naqueles estados.

Primeira Reunião de Sensibilização das Gestoras locais em Parauapebas (Pará)

Dia: 25 de outubro de 2010, das 14:00 às 18:00 horas,
Local: Centro Universitário de Parauapebas (CEUP)

"ENTRE ASPAS"
Veja os relatos das participantes dos cursos oferecidos pelo Programa em Pernambuco

"Eu sabia que era forte, mas não imaginava que chegaria aqui" (Joana Batista Lima de Melo - artesã, moradora de São Lourenço da Mata)

"Somos mulheres empreendedoras e gratas pela iniciativa" (Rosalva Barbosa da Silva Fonseca - moradora de Camaragibe)

VOCÊ SABIA?
10 de outubro, comemoramos o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

No dia 10 de outubro, comemoramos o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, "Comemorar" no sentido de trazer à memória, quando foi instituído o que teve seu marco em 1980, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país.

Nesta data, além da implementação de políticas públicas e reformulação do Código Penal, o movimento procurou dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso também, não denunciados.

A proposta era instituir serviços de orientação e atendimento integral das vítimas em várias partes dos país, tornando visíveis às relações de violência doméstica, publicizando-as. Movimentos semelhantes nasceram em várias cidades brasileiras, capazes de interferir na opinião pública, principalmente no que se referia à punição dos criminosos e foram também criadas e disseminadas, por todo o país, as Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher, a partir de 1985, além de ter sido desencadeado todo um trabalho educativo/preventivo, enfocando as raízes sócio-históricas e culturais desta violência.

CLICAMOS VOCÊS!!
Veja as fotos de nossos eventos

O site do PNTEM foi atualizado com as fotos dos últimos eventos do programa, se você participou acesse e veja suas fotos, se você não estava presente entre e confira a energia de nossas mulheres!

ENQUETE
Pesquisa recente realizada pela Catho Online, evidencia que as mulheres ainda ganham menos que os homens


Analisando a diferença salarial em cada um dos níveis hierárquicos considerados pela pesquisa, nota-se que os homens ganham mais que as mulheres em todos os níveis, com destaque para a gerência, onde eles ganham, em média, 51,6% a mais que as mulheres, seguido do operacional (50,7% mais) e técnico (37,5% mais).

Apesar de ainda ganharem menos que os homens, no quesito escolaridade as mulheres possuem indicativos maiores que os deles: 63,2% das mulheres possuem graduação e pós-graduação, contra 55,3% dos homens. Analisando separadamente o grau de escolaridade, 44,2% das mulheres são graduadas e 19,5% pós-graduadas, contra 38% e 17,3% dos homens, respectivamente.

A 32ª Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online ouviu mais de 164.000 trabalhadores

Queremos saber a sua opinião

Você já viveu ou conhece alguma mulher que tenha vivido essa situação, onde ficou evidente uma menor remuneração em um determinado trabalho, ainda que fosse igual ou melhor qualificada que um homem ?
( )Sim
( )Não

 

PRÓXIMOS EVENTOS
Oficina de Trabalho: Resultados do Mapeamento

A oficina tratará dos resultados do mapeamento das iniciativas existentes no âmbito das políticas públicas estaduais, voltadas para a inclusão produtiva e aumento da autonomia econômica das mulheres nos estados do Pará e de Pernambuco.
Data: 3, 4 e 5 de novembro de 2010
Horário: 10:00 às 12:30 e de 14:00 às 17:30
Local: Instituto Brasileiro de Administração Municipal/Ibam. Largo do Ibam, nº 1, 3º andar (ENSUR) - Humaitá - CEP 22271-070 - Rio de Janeiro

CONTAMOS COM SEU APOIO
Até o próximo informe!

Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: pntem@ibam.br

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal