Desejamos a vocês os melhores votos de paz, saúde e boas festas, queremos que vocês continuem sempre com essa alegria, com esse companheirismo, que vocês continuem nos prestigiando com a sua atenção, pois só assim, teremos motivos para continuar sempre buscando o melhor.
A coordenadora do programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, Rosimere de Souza, faz um balanço do projeto, executado e expandido desde 2008, relata as conquistas alcançadas pelas mulheres que dele participaram e expõe o que está previsto para acontecer em 2011. Acesse aqui!
Entre os meses de novembro e dezembro aconteceu a reunião de homologação dos resultados de um mapeamento realizado pelo IBAM no Estado de Pernambuco e Pará com as gestoras locais. Essa atividade é resultado do mapeamento dos projetos, programas e ações desenvolvidos pelo Governo de Pernambuco e Pará voltados para a inclusão produtiva e o aumento da economia econômica das mulheres com o objetivo de identificar as possíveis interfaces dessas ações com o Programa para, posteriormente, promover ações articuladas e a capacitação dos gestores públicos em políticas de gênero.
Nessa oportunidade, as gestoras opinaram sobre os dados apresentados sugerindo acertos e complementos. Do mesmo modo que também fizeram propostas para integração do estado com os municípios e para a continuidade do Programa. Vale destacar a presença de representantes de órgãos do estado - Secretaria da Mulher, SEBRAE Pernambuco, BPW, Secretaria Especial de Emprego, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – e dos municípios pernambucanos - Secretaria de Assistência Social de São Lourenço, Secretaria de Assistência Social de Camaragibe, Secretaria de Assistência Social de Araçoiaba.
Em Pernambuco o mapeamento teve a coordenação da consultora, Jussara Melo. A reunião de homologação aconteceu no hotel Jangandeiro e contou com a presença de 15 gestoras locais que participaram das 30 entrevistas realizadas das 37 ações mapeadas no Estado.
Já no Estado do Pará o mapeamento teve a coordenação de Solange Aparecida e contou com a colaboração das Diretorias e Coordenadorias das Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES) e da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). A participação dos gestores foi muito expressiva e relevante para continuidade dos trabalhos. Além da apresentação dos resultados parciais do PTEM Pará foram debatidos as possibilidades de continuidade do PNTEM no estado a partir da integração das ações do estado e dos municípios, no sentido de potencializar as iniciativas direcionadas para o aumento da ambiência produtiva e autonomia econômica das mulheres no Pará.
Uma característica muito forte no Pará são as parcerias para implementação das iniciativas. Segundo as entrevistas realizadas, 85% são desenvolvidas em parcerias em especial entre os governos Federal, Estadual, Municipal e universidades seguido de outros atores sociais.
O IBAM gostaria de agradecer a todas as pessoas que colaboraram para o estudo prestando informações durante as entrevsitas ou participando da Oficina de discussão sobre os resultados.
Em breve disponibilizaremos o material apresentados nas oficinas.
Aconteceu no dia 24 de novembro a reunião de sensibilização e esclarecimentos sobre o Programa com as gestoras e gestores locais no Pólo 3 (Olinda e Paulista, Pernambuco). Nessa oportunidade representantes das organizações executoras - IBAM, SEBRAE e BPW - discutiram com as participantes as possibilidades de implementação do programa naquela localidade. Na ocasião foram estabelecidos acordos entre os participantes acerca do deslocamento das mulheres de suas residências até o local dos cursos e oficinas que serão oferecidos no âmbito do Programa. Para tal propósito foi criada uma Comissão Intermunicipal para viabilização das atividades no Pólo 3. Como ressaltou a coordenadora nacional do Programa “Estas são estratégias possíveis de trabalho em conjunto na gestão de uma política pública. É o momento da integração do município na implementação do Programa”. Já o Seminário com as Mulheres ocorreu na Faculdade de Olinda - FOCCA - no ultimo dia 07 de dezembro com a presença de 110 mulheres e teve como palestrante Maria do Rosário Silva da Secretaria da Mulher de Pernambuco.
Em Pará o Seminário com as Mulheres ocorreu no dia 17 de novembro no Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas e contou com a presença de 150 mulheres e alguns homens que permaneceram durante toda a atividade. O número expressivo de participantes e a motivação das mulheres aumentam nossa certeza de sucesso, na implementação do Programa no município.
Conheça o perfil das participantes dos Seminários que aconteceram em 2010 no Estado do Pará e Pernambuco. Tais dados foram colhidos das fichas de inscrição preenchidas pelas mulheres nos eventos. Clique Abaixo!
Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.
Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP). Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP). O Censo 2010 apurou ainda que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centenários (3.525), São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597). Fonte: www.ibge.gov.br
Em novembro, mês em que se comemorou o dia da consciência negra, é muito importante que estejamos atentos, ante a permanência das desigualdades de gênero e raça em nosso país. Pesquisas recentes realizadas pelo IPEA e IBGE, mostram que as mulheres permanecem com renda inferior a dos homens, entretanto, a renda das mulheres negras são inferiores a renda das mulheres brancas. Tais dados, revelam que a população de mulheres negras constitui a mais desigual entre os desiguais.
Sendo a promoção da igualdade de gênero, a partir da consideração da dimensão étnico-racial, um dos pilares do PNTEM, o mês da consciência negra reforça a importância de nosso trabalho.
Até 2011!
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal