Com o ano que se inicia consideramos oportuno discutirmos uma questão delicada: o câncer de mama. Em nosso Blog temos um novo post em que abordamos essa questão e descrevemos a importância de falarmos de peito aberto sobre o assunto, sem medo ou constrangimento.
O período também foi marcado pelos resultados e resoluções da III Conferência de Políticas para as Mulheres realizada em dezembro, que contou a presença da diretora executiva da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Michele Bachelet.
Outra notícia de destaque foi a divulgação da pesquisa 4º Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça" que apresenta enormes disparidades entre homens, mulheres, negros e brancos.
Boa Leitura!
Garantir e ampliar os direitos das trabalhadoras domésticas, com especial ênfase na equiparação de direitos com as/os demais trabalhadoras/es; criar e ampliar programas de qualificação, capacitação e formação de mulheres para o mercado de trabalho, rural e urbano; reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial; ampliar a licença maternidade para 180 dias a todas as trabalhadoras; e garantir o direito ao trabalho no campo e na cidade, promovendo medidas e ações específicas para a igualdade entre mulheres e homens, consolidando a política de valorização do salário mínimo e implementando ações para a igualdade salarial entre gêneros. As resoluções foram aprovadas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.
O documento é fruto de intensos debates sobre políticas públicas, durante os quatro dias de evento, cujo tema central foi Autonomia e Igualdade para as Mulheres.
No aspecto autonomia econômica e social, ainda, é ressaltada a necessidade de garantir a capacitação para absorção da força de trabalho feminina em ocupações que não sejam somente as tradicionalmente consideradas "femininas", em grandes eventos e obras, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, por exemplo.
Leia mais aqui
A ex-presidenta do Chile e diretora executiva da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Michele Bachelet, veio ao Brasil no dia 14 de dezembro para uma série de audiências e eventos públicos a fim de discutir temas como a participação política feminina, presença de mulheres nas tropas de paz e a questão de gênero na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
É a primeira missão de Bachelet no Brasil à frente da ONU Mulheres e também como secretária-geral Adjunta das Nações Unidas.
O primeiro compromisso de Bachelet foi com a bancada feminina do Congresso Nacional e lideranças da sociedade civil. A diretora também realizou palestra na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Leia mais aqui
A 4ª edição do "Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça", estudo elaborado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ONU Mulheres, Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), foi lançada no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro. O estudo é baseado na comparação de dados entre 1994 e 2009 analisando temas como chefia de família, saúde, mercado de trabalho, trabalho doméstico e distribuição de renda segundo sexo e cor/raça no Brasil.
Uma das informações mais alarmantes diz respeito ao trabalho doméstico remunerado. Serviço destinado praticamente só a mulheres (17,1% das mulheres no Brasil em 2009 trabalhavam como empregadas domésticas, em contraposição a 1% dos homens), cujas diferenças constitucionais a respeito dos direitos das trabalhadoras em relação aos demais serviços não só desestimula a formalização e impede a fiscalização, como dificulta a organização de uma das categorias que enfrenta maior precariedade.
Leia mais aqui
A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011, que pela primeira vez distinguiu três mulheres, se transformou neste sábado em uma homenagem à luta das mulheres de todo o mundo e aos movimentos populares da chamada Primavera Árabe.
A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e sua compatriota Leymah Roberta Gbowee, evocaram os movimentos feministas da África e Ásia e lembraram todas as mulheres que obtiveram antes o Nobel da Paz, com especial atenção à queniana Wangari Maathai - falecida neste ano - a primeira africana a obtê-lo, em 2004.
Sem deixar de destacar a luta das mulheres, a iemenita Tawakul Karman, a última das três a falar na cerimônia em Oslo, focou seu discurso na defesa das revoltas do mundo árabe, que reivindicam regimes democráticos.
As três foram agraciadas pelo Comitê Nobel da Noruega "por sua luta não violenta pela segurança das mulheres e seus direitos a uma participação plena no trabalho de construção da paz".
As mulheres foram um dos temas principais dos discursos das vencedoras do prêmio, incluindo aquelas que, "com sua luta privada e silenciosa, ajudaram a formar nosso mundo".
Leia mais aqui
Formatura das Mulheres do Polo V
No dia 21 de dezembro aconteceu no Auditorio do Centro Administrativo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho a formatura das turmas do Pólo V - Cabo que contou com a presença das mulheres concluintes dos cursos de SEBRAE e BPW. O evento contou com a presença da Secretaria Municipal da Mulher do Cabo Sra. Lucidalva.
Reunião de Sensibilização do Polo VI
Aconteceu no dia 12/01 a Reunião de Sensibilização de Recife. O evento contou com a presença de 35 gestoras de organismos e lideranças de comunidades de diversos pontos da cidade, além de representantes da Secretaria Especial da Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Especial de Direitos da Prefeitura do Recife.
A Reunião de Sensibilização de Soure ocorrerá no dia 03 de fevereiro. Local a confirmar.
O Seminário de Mobilização do Polo VI - Recife acontecerá no dia 26/01, às 13h, no Auditório da Prefeitura da Cidade de Recife.
Nosso informe tem periodicidade mensal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: pntem@ibam.org.br
Acesse também nosso Blog
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal