Informe no 54
Abril de 2012
EDITORIAL
Mulheres da Paz

Esse mês destacamos o Projeto Mulheres da Paz que está inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Criado em 2008, o projeto capacita mulheres das comunidades carentes para atuarem como mediadoras sociais a fim de fortalecer as redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres. Em nosso Blog postamos um vídeo de apresentação dessa iniciativa.

O período também foi marcado pela decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalizar o aborto de feto anacéfalos. A antecipação do parto de um feto anencéfalo passa a ser voluntária e será serviço gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outra notícia importante foi a aprovação de um projeto de lei que que prioriza grupos formais e informais de mulheres da agricultura familiar na venda de alimentos que constam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).


Boa Leitura!

DE OLHO NA POLÍTICA
Mulheres terão cota de 50% nas vendas de alimentos para merenda escolar

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou, no dia 15 de março, projeto de lei que prioriza grupos formais e informais de mulheres da agricultura familiar na venda de alimentos que constam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A proposta estabelece a cota mínima de 50% de participação feminina nas transações comerciais realizadas entre o governo e as famílias de pequenos produtores.

A aprovação da matéria em caráter terminativo dependerá da análise dos senadores da Comissão de Direitos Humanos. Uma vez aprovado, o projeto de lei seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados. A relatora Ana Amélia Lemos (PP-RS) destacou que a proposta integra as iniciativas de fortalecimento das políticas de valorização da mulher. Ela disse, ainda, que a iniciativa não representa qualquer impacto orçamentário no âmbito do Pnae.

Leia mais aqui

 

Aborto de anencéfalos não é mais crime, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 12 de abril que não é mais crime o aborto de fetos anencéfalos (com má-formação do cérebro e do córtex - o que leva o bebê à morte logo após o parto). Já era permitida a interrupção da gestação em casos de estupro ou claro risco à vida da mulher. Todas as demais formas de aborto continuam sendo crime, com punição prevista no Código Penal.

A antecipação do parto de um feto anencéfalo passa a ser voluntária e, caso a gestante manifeste o interesse em não prosseguir com a gestação, poderá solicitar serviço gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de autorização judicial. Os profissionais de saúde também não estão sujeitos a processo por executar a prática.

"Cabe à mulher, e não ao Estado, sopesar valores e sentimentos de ordem estritamente privada, para deliberar pela interrupção, ou não, da gravidez (de anencéfalos)", disse ontem o relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, que votou pela descriminalização do aborto de anencéfalos.

Leia mais aqui

 

Ministra Eleonora Menicucci defenderá, na OEA, eliminação da violência contra as mulheres

As respostas dos países à prevenção e à erradicação da violência contra as mulheres estarão em discussão na 4ª Conferência de Estados-Partes da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), de 16 a 18 de abril, em Washington DC, nos Estados Unidos. O encontro terá a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e de autoridades nacionais competentes, responsáveis pela eliminação da violência de gênero.

Tendo a melhoria dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência como uma de suas prioridades de gestão, a ministra defenderá o fim da impunidade como uma das estratégias para validação dos direitos das mulheres. Até 2014, a SPM tem como meta o aumento dos serviços especializados para atingir no mínimo 10% dos municípios brasileiros e aumentar o número de serviços existentes no País em 30%.

Leia mais aqui

FIQUE SABENDO!
Violência atinge uma a cada três mulheres na América Latina

A ONU Mulheres denunciou no dia 21 de março, no Panamá, que uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência na América Latina e 16% delas já foram vítimas de constrangimento e abuso sexual alguma vez na vida.

Apesar de avanços conquistados em matéria de igualdade de gênero, "a violência doméstica ainda faz parte do cotidiano da América Latina", disse à AFP Moni Pizani, representante da ONU Mulheres para a região, citando os números contidos no informe "O Progresso das Mulheres no Mundo", elaborado pelas Nações Unidas com dados de 2011.

A violência contra a população feminina é uma realidade na região, apesar de 97% dos países terem aprovado leis severas contra tal situação e num momento em que os maus-tratos vêm tendo menos aceitação social entre todos os segmentos.

Leia mais aqui

 

ACONTECEU
O Programa no Pará

Reunião de Sensibilização de Belém
No dia 14 de março foi realizada a reunião de sensibilização de Belém. Contamos com a participação de organizações de mulheres da sociedade civil, da Coordenadoria de Promoçõa do Direito da Mulher ligada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH e Coordenadoria Municipal da Mulher.


Seminário de Mobilização de Belém
O Seminário "Mulher no século XXI, Gênero e empreendedorismo da mulher" foi realizado no dia 12 de abril, das 13 às 18 horas, no Auditório da FIEPA (situado na Travessa Quintino Bocaiúva, nº 1588 - Nazaré). Estiveram presentes 110 mulheres.

 

AGENDA
O Programa em Pernambuco

O Evento de Culminância do PTEM PE será realizado no dia 26 de abril, das 13 às 17 horas, no CTEC - Centro de Tecnologia, Ensino e Cidadania da Prefeitura do Recife - Av. Oliveira Lima, 824 - Boa Vista (antigo colégio Nóbrega). Contamos a presença de todas as mulheres e gestoras que participaram do programa!

CONTAMOS COM O SEU APOIO
Até o próximo informe!

Nosso informe tem periodicidade mensal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: pntem@ibam.org.br

Acesse também nosso Blog

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal