Foi realizado no dia 06 de abril, às 15 horas, reunião de monitoramento para tratar de assuntos relacionados ao Seminário de Avaliação Final do Programa a ser realizado ainda no primeiro semestre de 2009, na sede do IBAM (Humaitá/Rio de Janeiro).
O evento contará com uma mostra dos produtos desenvolvidos pelos grupos que se formaram a partir de seu envolvimento com o Programa. Também, discutiu-se a reformulação do nosso site com o objetivo de inserir o estado de Santa Catarina e Distrito Federal, participantes do Programa nacional, assim como, a previsão da entrada dos estados de Pernambuco, Pará e Maranhão.
Em breve, teremos novidades.
Aconteceu nos dias 31 de março e 01 de abril, uma Oficina de Trabalho para os gestores distritais.
A Oficina teve como objetivo examinar os seguintes temas: “políticas de assistência social e direitos humanos”; “empreendedorismo, trabalho e renda nas políticas públicas” e “intersecção de gênero e raça”.
As palestras realizadas propiciaram discussões aprofundadas nos debates e, nos Grupos de Trabalho de modo a fornecer subsídios para o desenho das próximas oficinas de Formação de Formadores e Descentralizadas para gestoras e gestores distritais a serem realizadas nas regiões administrativas pré-definidas: Taguatinga, Samambaia, Paranoá e Sobradinho.
Chegou a hora de descobrir quem ser a felizarda ou o felizardo que receber a assinatura anual de MUNICPIOS, a Revista de Administrao Municipal do IBAM. Uma revista rica em artigos e matrias atualizadas em gesto publica, gnero e raa, economia local, urbanismo e educao, entre outros temas.
O sorteio que ocorreu no dia 30 de maro utilizou a ultima centena do concurso 1061 da Mega Sena. Participaram do sorteio 122 participantes que atualizaram seus dados cadastrais at o dia 08/03.
A ganhadora Gilcina Oliveira da Silva de São Gonçalo.
Gilcina animadora cultural e foi 55 pessoa que atualizou seus dados cadastrais.
14 – Seminário Taguatinga
16 – Fórum Gestores Estaduais (Santa Catarina)
22 – Reunião de Sensibilização (Florianópolis)
23 – Reunião de Sensibilização (Samambaia) – Oficina de Formadores
27 – Inicio dos Cursos em Taguatinga
Discussão sobre democrácia e gênero no Legislativo Municipal
O evento tem como objetivo capacitar Vereadoras, Vereadores e assessores/as parlamentares do estado do Rio de Janeiro para a incorporao de perspectiva de gnero na atuao municipal.
Maiores informaes pelo e-mail:cursodemocracia@ibam.org.br
Ao longo das duas primeiras semanas de março foi noticiado pela imprensa e discutido pela sociedade o caso de uma menina de nove anos que era abusada pelo padrasto e ficou grávida de gêmeos, recorrendo ao aborto legal, previsto por lei e orientado pela Norma Técnica do Ministério da Saúde.
O episódio, de repercussão internacional, trouxe de volta à tona no País um debate de contornos espinhosos: o aborto deve ser legalizado em qualquer circunstância? O tema da interrupção da gravidez assombra a Igreja Católica há milênios e já ocupou alguns de seus pensadores mais notáveis, envolvendo-os, a partir dele, em reflexões que evidentemente não se restringem ao campo da fé, mas invadem também a filosofia e a ciência - como a origem e o sentido da vida. Contudo, em que medida, num Estado laico, conforme é definido o Brasil, a discussão legislativa deve passar pela esfera da religiosidade? O que está em jogo quando uma mulher conclui - não importa o motivo - que não quer dar à luz o filho que espera? Pecado, crime, direito, liberdade?
Em um debate promovido dentro da série Diálogos Aliás, a antropóloga Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília, e o sociólogo e biólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador de projetos do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, debruçaram-se sobre o assunto durante três horas. Na conversa, realizada na sede do jornal Estadão e com intermediação dos jornalistas Rinaldo Gama e Mônica Manir, Debora defendeu que o problema deixasse a esfera do dilema e fosse discutido no plano do conflito, buscando assim múltiplas respostas, enquanto Borba destacou o acolhimento à mulher grávida como terreno ideal do encontro entre as diferenças.
Texto Completo: Clique aqui
A ONG CFemea reuniu nesta quarta-feira um grupo de ONGs feministas e o médico Olimpio Moraes, que coordenou o aborto da menina de nove anos estuprada pelo padrasto em Pernambuco, para falar à imprensa sobre a situação do aborto no Brasil. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estima que todos os anos 1,1 milhão de abortos clandestinos são realizados no país. Destes, cerca de um quarto gera internações decorrentes de complicações.
Texto completo: Clique aqui!
No Dia Internacional da Mulher, entidades feministas, movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda fizeram uma manifestação na capital paulista, com faixas, frases de protesto, carros de som, bateria, música e apitos.
Texto Completo: Clique aqui!
Nosso informe conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br.
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal