Ocorreu nos dias 23 a 27 de julho, em Buenos Aires, o Seminário Internacional do Programa Regional Cidades Segura além de Reunião do Programa Regional e Reunião da Rede Mulheres e Habitat.
O evento reunião participantes de diversos países entre eles Brasil. A coordenadora do Programa Gênero e Políticas Públicas do IBAM esteve presente, além de representante da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, da Secretária de Política para Mulheres do Estado de Pernambuco e do SOS Corpo, ONG sediada em Recife que integra o Programa Regional.
Nesses dias, os participantes puderam relatar as experiências implementadas em países da América Latina, assim como, elaborar o Planejamento Estratégico do Programa Regional tendo em vista o contexto brasileiro e as possibilidades de implantar ações no Brasil. As reuniões foram bem conduzidas e possibilitaram a troca de experiências entre as entidades integrantes da Rede Mulher e Habitat. Maiores informações em http://www.redmujer.org.ar
Limpar, lavar e passar são coisas de homem?
Pesquisa Nacional por amostragem de Domicílios registra aumento do número de empregados domésticos na cidade do Rio de Janeiro. A profissão de empregada doméstica está deixando pouco a pouco de ser unicamente feminina. Segundo dados da última PNAD, no município do Rio há cada vez mais homens ganhando a vida fazendo faxina, passando roupa, cozinhando ou cuidando de crianças e idosos em casas de família. A tendência de deixar a limpeza dos lares nas mãos de homens já vem sendo percebida pelo Sindicado das Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro.
As Oficinas de Sensibilização sobre Microcrédito – Mulheres Empreendedoras e as Oficinas de Sensibilização na Perspectiva de Gênero, executadas pelo BM Rio estão sendo agendas para o meses de agosto e setembro.
Nosso informe tem periodicidade quinzenal e conta com a sua colaboração. Participe enviando notícias sobre cursos, seminários, ações e serviços sobre os temas abordados pelo Programa na sua região para o e-mail: informeprogrio@ibam.org.br
Até o próximo informe!
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal