Informe no 12
Maio de 2008
DESTAQUES!
Na mídia - Quissamã sedia evento sobre empreendedorismo feminino


No ultimo dia 16 de abril, saiu no site da Prefeitura de Quissama

Começou nesta quarta-feira (16/04) e prossegue até amanhã (18/04), no Tattersal do Parque de Exposições, as atividades do “Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher”. Representantes dos municípios da região norte-fluminense participam de oficinas descentralizadas para gestores da área de assistência social, com as facilitadoras do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) Silvanice Santos e Adriana Mota.

 

O programa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (vinculada ao Governo Federal), em parceira com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, com a coordenação IBAM e apoio do Sebrae/RJ. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e promover sua autonomia econômica e financeira por meio do empreendedorismo, acesso ao crédito e à comercialização.

 

Gestores locais estão sendo preparados para se transformarem em canais de informação, acesso e apoio entre os programas existentes e o público-alvo do programa. As atividades estão direcionadas para mulheres empreendedoras que possam tanto criar novos negócios como desenvolver os existentes; e mulheres em situação de vulnerabilidade social, participantes ou não, de programas de inclusão social.

Maiores informações

 

Site da Prefeitura de Quissama

 

 

DESTAQUES!
Desdobramento

Como um dos resultados da Oficina  Descentralizada em São Gonçalo, Vílnia Batista da Lira, consultoria do Programa foi convidada para participar, como palestrante, do I Fórum dos Conselhos de Direitos de São Gonçalo sobre o Programa Bolsa-Família.

 

O evento que ocorreu no ultimo dia 25 de abril contou com a participação da secretária da assistência social, Regina Célia, e dos representantes dos conselhos de direitos das políticas setoriais do município.

 

 

Na oportunidade, Vilnia fez uma apresentação do IBAM e da atuação da Escola Nacional de Serviços Urbanos  (ENSUR) na capacitação a distância dos técnicos do SUAS e do Programa Bolsa-Família. E também da inserção do Programa Rio na realização das oficinas de trabalho descentralizadas para gestores e técnicos da área de assistência social, direitos humanos, gênero e raça e empreendedorismo feminino

FIQUEM SABENDO
III Prêmio Leila Diniz – Pré-Natal, Parto Seguro e Saudável

Em 2005, por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ foi instituído o Prêmio Leila Diniz – pré-natal, parto seguro e saudável. A premiação é destinada às entidades, programas e serviços prestados por entidades públicas e privadas convencionadas aos SUS que realizam ações de assistência em saúde reprodutiva e/ou possuam maternidade. As inscrições estarão abertas no período de 14 de abril a 9 de maio de 2008. Elas podem ser feitas pessoalmente na presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Gabinete da Deputada Ines Pandeló ou pelo correio. Mais informações: (21) 2588-1241 ou e-mail: cddm@alerj.rj.gov.br
 

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal