09/12/2009
O encerramento da XXI CONFAM - Convenção Nacional de Federação das Associações de Mulheres de Negócios - aconteceu no dia 12 de outubro e foi marcado pelo planejamento de novas atividades do movimento associativista.
O evento foi patrocinado pelo SEBRAE Nacional e pelo Governo do Estado, contando com decisivo apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher de Santa Catarina e reuniu cerca de duzentas mulheres vindas de todas as regiões do país.
Durante os quatro dias de evento, as participantes puderam receber informações preciosas através de palestras e debates. A economista e personal coaching, mexicana Constanza Peñaflores, trouxe reflexões instigantes sobre como as organizações utilizam-se do capital intelectual, social e, em especial, o espiritual, em prol do crescimento nas organizações. O gerente nacional da Unidade de Atendimento do SEBRAE, Ênio Pinto, fez um panorama do empreendedorismo no Brasil e falou sobre como os profissionais podem estar a frente do seu tempo.
O palestrante Eugênio Mussak, médico, educador e escritor (colunista das revistas Você SA e Vida Simples), fez uma apresentação interessante do Mundo do Mais, ou seja, um mundo onde o foco é a criação de riquezas, a abundância, mas ao mesmo tempo valoriza a generosidade, a disponibilidade e a preocupação com o legado que será deixado para as futuras gerações.
A anfitriã do evento, presidente da BPW Florianópolis, Dulce Magalhães, fez a palestra de encerramento ressaltando a importância dos momentos de transformação. “Precisamos focar o que é vital e deixar de ‘colecionar’ o que não é importante e que muitas vezes nos faz trabalhar e perder tempo para manter essas coleções”, disse ela, que complementou: “Precisamos ter tempo para alçar vôos que nos façam realizar sonhos, ao mesmo tempo em que tenhamos cuidado com as raízes que se aprofundam em campo fértil, isto é, no conhecimento”.
Junto com a Convenção, ocorreu uma Feira de Empreendeoras, reunindo catorze empreendimentos que revelaram um pouco dos talentos das mulheres de negócios. Num mesmo espaço estavam estandes de roupas, jóias, bijouterias, cosméticos, calçados, salão de beleza, massagem, produtos esotéricos, livros, fruticultura e a tradicional renda da Ilha de Santa Catarina, com a bordadeira Silvia Vieira fazendo o trabalho da renda de bilro. Um ponto alto da feira foi o estande do Programa Santa Catarina: trabalho e empreendedorismo da mulher.
Representantes da BPW América Latina, Caribe e Países de Língua Espanhola estiveram presentes e mostraram como está o trabalho de integração entre as associações destes países. Também divulgaram a realização do Congresso Latinoamericano de Mulheres de Negócios e Profissionais, em Buenos Aires, nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2010.
Fonte: SPM
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal