Acordo firmado ampliará atendimento do Sebrae no DF às mulheres empreendedoras

11/03/2010

Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, que já acontece no Rio de Janeiro, chega ao Distrito Federal para proporcionar oportunidades a mulheres empreendedoras e carentes.

Ana Gabriella Sales

As mulheres de negócios e as que estão em situação de pobreza e risco social são a prioridade do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Um acordo de cooperação firmado nesta quarta-feira (16) entre o Sebrae e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) ampliou a iniciativa, que surgiu no Rio de Janeiro, para o Distrito Federal e Santa Catarina. A assinatura do Acordo de Cooperação aconteceu durante a abertura de um seminário de dois dias em Brasília, organizado para mostrar os resultados alcançados pelo programa no Rio de Janeiro e as metas para o desenvolvimento local.

De acordo com a ministra Nilcéia Freire, da SPM, o foco do programa é aumentar a autonomia econômica e financeira das mulheres a partir da montagem de micro e pequenos negócios. Em princípio, o programa terá duração de dois anos, mas a estratégia, segundo ela, é firmar convênios com governos e órgãos locais para que o atendimento às mulheres seja contínuo. “Queremos imprimir outro ritmo ao processo de desenvolvimento do país, reduzindo a desigualdade de gênero”.

Uma das ações previstas é o treinamento de gestores públicos para que identifiquem as mulheres que não têm condições de procurar o programa sozinhas, por estarem em situação de vulnerabilidade social. A ministra também enfatizou a importância da parceria com o Sebrae para a sustentabilidade do programa. “A partir dos cursos que o Sebrae oferece, as mulheres se capacitam para enfrentar o mercado de trabalho”, diz.

Dados do Sebrae mostram que a maioria das pessoas que utilizam microcrédito é formada por mulheres, por isso a capacitação desse público é fundamental para evitar que os empreendimentos fechem as portas por falta de gestão. “A parceria vai possibilitar que mais mulheres incorporem a Unidade de Empreendedorismo Social”, explica a diretora do Sebrae no DF, Maria Eulalia Franco.

O Secretário de Trabalho do DF, Robson Rodovalho, adiantou que as regiões, Estrutural, Arapoanga e Vila São José, em Brazlândia, serão as primeiras a fazer parte do programa, que ainda depende da finalização do plano de trabalho. “Em dois meses devemos lançar o programa nessas localidades”, afirma.

Também são parceiros do programa, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW-Brasil).


Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.df.sebrae.com.br

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal