Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher chega ao Distrito Federal

11/03/2010

O objetivo é contribuir para redução da desigualdade de gênero ampliando o acesso ao mercado de trabalho às mulheres empreendedoras e em situação de risco social.

Mara Monteiro

Segundo dados do IBGE, as mulheres são a maioria da população brasileira. Entretanto, entre elas a taxa de desemprego é maior do que entre os homens. Outra constatação desfavorável é que as mulheres recebem menor remuneração que os homens para os mesmos trabalhos. Estes dados mostram que ainda existe discriminação e desigualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.

Para mudar esta realidade, chegou ao Distrito Federal o Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. O objetivo é contribuir para redução da desigualdade de gênero, ampliando o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e promovendo sua autonomia econômica e financeira por meio do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, crédito, microcrédito e à comercialização.

O Programa surgiu no Rio de Janeiro e é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República. A sua coordenação está a cargo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e sua execução na Capital é de responsabilidade do Sebrae no Distrito Federal e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (Business Professional Women – BPW), com apoio do governo local por meio das Secretarias de Estado de Trabalho – SETRAB/DF e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST/DF.

A criação de ambientes favoráveis a novos negócios e o desenvolvimento da capacidade empreendedora das mulheres são metas do Programa DF: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, que será executado durante dois anos. As atividades serão direcionadas a dois públicos específicos: mulheres empreendedoras que possam tanto criar negócios como desenvolver os existentes e as que estão em situação de pobreza e risco social.

Dentre as regiões do Distrito Federal a serem atendidas com o Programa estão Taguatinga, incluindo Brazlândia, Vila São José, Vila Estrutural e Ceilândia; Samambaia, abrangendo também o Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria; Paranoá, incluindo Itapoá, São Sebastião e Varjão; e Sobradinho, atendendo também a população de Planaltina e Arapoanga.

Focado no potencial produtivo de cada local, até o ano de 2010 está prevista a realização de: palestras de sensibilização, seminários, cursos na área de empreendedorismo, oficinas de direcionamento estratégico para o negócio, cursos sobre perspectiva de gênero e autonomia das mulheres, alfabetização digital e oficinas de microcrédito produtivo.

A primeira região a ser beneficiada será Taguatinga.  As atividades começaram com uma reunião de sensibilização que contou, no dia 26, com a presença de várias lideranças locais e representantes dos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social da região. O próximo passo é o seminário “Trabalho e Empreendedorismo da Mulher”, onde serão apresentados o conjunto de ações do Programa e a palestra “A mulher do século XXI”. O seminário será realizado no dia 14 de abril, no Teatro da Praça, em Taguatinga Norte. Para as mulheres que estejam dentro do perfil priorizado, as atividades continuam com cursos de capacitação que vão colaborar para a sua integração aos processos de desenvolvimento local.

As inscrições para o Seminário já estão abertas e serão realizadas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae: 0800 570 0800, somente para as mulheres das regiões de Taguatinga, Brazlândia, Vila São José, Vila Estrutural e Ceilândia.

Serviço: Seminário Programa DF: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher
Dia: 14 de abril de 2009
Hora: das 13 às 18 horas
Local: Teatro da Praça, localizado na CNB 01-Área Especial - Taguatinga Norte
Informações: www2.ibam.org.br/ptem
Inscrições: Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 www.df.sebrae.com.br

 

 

2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal