O Programa Santa Catarina: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher está em desenvolvimento no estado desde 2008 e tem como objetivo geral alterar de modo significativo a inter-relação presente nos processos de desenvolvimento local e os fatores de vulnerabilidade que incidem sobre a vida das mulheres em geral, e em particular das mulheres pobres em situação de vulnerabilidade social por renda, no que diz respeito à ambiência produtiva, à autonomia econômica e financeira das mulheres e às posições ocupadas por elas no mercado de trabalho.
Dando continuidade às ações do Programa, estão sendo realizadas Oficinas Descentralizada de Trabalho para Gestoras e Gestores, beneficiando os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema.
Estas oficinas tem por objetivo aprimorar a compreensão dos temas tratados pelo Programa por parte dos integrantes dos órgãos públicos parceiros e discutir seus impactos no dia a dia das mulheres trabalhadoras. Objetiva, também, a construção conjunta de estratégias de trabalho e definição de prioridades a serem abordados futuramente pelas equipes das secretarias municipais de assistência social dos municípios participantes do Programa.
O público prioritário para a oficina é composto por formadores(as) de decisão, tais como diretores/as, gerentes, coordenadores/as, gestores/as e secretários/as, vinculados/as aos órgãos da administração pública estadual e municipal dos municípios acima citados, assim como representantes de Conselhos Setoriais.
A primeira Oficina foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2009, das 13h às 19hs, no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina
A coordenação e desenvolvimento das atividades da Oficina ficará a cargo do IBAM, instituição que assume a coordenação geral do Programa, e que também se responsabilizará pela aplicação das dinâmicas e produção de informações.
Em breve serão divulgadas a data e local da segunda oficina.
Fiquem atentas!!!!!!!!!!!!
Adriana Mota
Coordenadora Técnica – IBAM
No último dia 05 de novembro a BPW - Business And Professional Women Association/Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais deu início, no município de Palhoça, a segunda etapa de encontros do Programa Santa Catarina: trabalho e empreendedorismo da mulher do Eixo 2 – Trabalho e Ocupação. O público alvo destes encontros são especialmente as Mulheres que participaram do primeiro curso (Perspectiva do Desenvolvimento Pessoal e da Autonomia Econômica e Financeira); as Agentes/líderes de comunidades de base, representantes de organismos de direitos da mulher e organizações não governamentais; as equipes das Secretarias de Assistência Social dos municípios envolvidos.
Dentro dos objetivos elencados para esta oficina destacam-se: capacitar para o processo de mudança no meio familiar e comunitário; promover o fortalecimento da identidade e da auto-estima feminina e da perspectiva de gênero; promover a organização de redes, associações e organizações comunitárias; possibilitar momentos de reflexão, nivelamento conceitual e troca de experiências e discutir ações futuras.
O encerramento da XXI CONFAM - Convenção Nacional de Federação das Associações de Mulheres de Negócios - aconteceu no dia 12 de outubro e foi marcado pelo planejamento de novas atividades do movimento associativista. O evento foi patrocinado pelo SEBRAE Nacional e pelo Governo do Estado, contando com decisivo apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher de Santa Catarina e reuniu cerca de duzentas mulheres vindas de todas as regiões do país.
A presidente da BPW Brasil - Business And Professional Women Association/Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais Federação Nacional das Associações de Mulheres de Negócios -, Arlete Zago, destacou algumas iniciativas que deverão ser replicadas em vários estados. Foram apresentadas ações como o incentivo ao empreendedorismo em comunidades de mulheres empobrecidas, a divulgação do trabalho de artesãs, o plantio de árvores e projetos ambientais inseridos em metas internacionais, além de cursos de qualificação, seminários de aperfeiçoamento e ações relacionadas à saúde, como parcerias na conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo de útero. A BPW Brasil mantém também parcerias com o Sebrae Nacional/Santa Catarina, como o Prêmio Mulher Empreendedora, com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal e com o Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher. Saiba mais!
As Coordenadorias Estadual da Mulher e a Municipal de Florianópolis, lançaram o Calendário Estadual dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A Campanha é realizada de 20 de novembro a 10 de dezembro, em 154 países. No Brasil, ela começou mais cedo, em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, representando a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
A BPW de Florianópolis realizou no último dia 30 um evento de integração e fortalecimento das atividades desenvolvidas ao longo de 2009 no Programa Santa Catarina: trabalho e empreendedorismo da mulher. Cabe destacar que este evento integrará a campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em Florianópolis.
Criada em 1991, pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha um papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo.
Foram convocadas todas as mulheres que participaram dos eixos coordenados pela BPW e SEBRAE, assim como parceiros municipais, estaduais e federais para participarem da “Celebração de Final de Ano”, no Hotel Cambirela (Estreito/Florianópolis).
A programação também contou com o espetáculo “Pare de Falar Mal da Rotina” com a atriz, cantora e poetisa Elisa Lucinda. A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas selecionados dos seus livros “O semelhante”, “Euteamo e suas estréias” e “A Fúria da beleza”.
IBAM realizou mapeamento das iniciativas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social por renda, implementadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina. Conheça os dados. Clique aqui!
"Uma vida sem violência é um direito das mulheres”
"Pela saúde das mulheres, pela saúde do mundo, basta de violência!"
2009 © IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal