Home
 


  

Busca na Web:
      
>> O que é a RCE?
>> Cadastre-se
>> Links
>> Fale Conosco
 
   
   
   
     
Geração
Distribuição
Usos Finais
Medidas Administrativas
Alternativas Tecnológicas
Novas Edificações
»Atuação em Prédios Públicos    
 
As edificações públicas apresentam um grande potencial de economia de energia. As estatísticas mostram que este setor representa aproximadamente 3,2% do consumo global de energia elétrica do país, correspondente a 10,6 GWh por ano, considerando os níveis federal, estadual e municipal.
     
Concentração dos Prédios Públicos do País
 
Estima-se que o potencial de economia existente seja da ordem de 2,1 GWh por ano, equivalente a energia necessária para abastecer uma cidade de 3,5 milhões de habitantes.

Os administradores públicos municipais, ao adotarem medidas para diminuir os desperdícios com energia elétrica, acabam tendo a necessidade de interagirem em diversos segmentos que consomem energia elétrica.

 
Com a promulgação da Lei nº 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, através do estabelecimento de níveis máximos de consumo ou mínimos de eficiência para o funcionamento de equipamentos elétricos, de indicadores para os diversos tipos de edificações e de requisitos básicos para a arquitetura bioclimática, as prefeituras terão que se adaptar na normalização dos procedimentos construtivos nos seus códigos de obras e cadernos de encargos e fiscalizar, nos prédios existentes, o cumprimento da lei na troca dos equipamentos obsoletos por outros mais eficientes.
 

Consumo Clássico de um Prédio Público