Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tecnologia Inovadora
Gestão, controle e redução à evasão fiscal

SDI® - Selo Digital Inteligente

O Selo Digital é desenvolvido a partir de uma matriz digital gráfica, utilizando softwares que propiciam desenhos vetoriais, imagens e grafias especiais, dificultando ou impedindo a falsificação do desenho da matriz do selo. Desenhos vetoriais são linhas e curvas que compõem o Selo Digital e são calculadas pelo software, utilizando algoritmos matemáticos. O SDI® é composto pela parte gráfica e mais as informações variáveis impressas no mesmo no momento da sua requisição, complementado pela impressão do código Dataglyphs™ ou do QR Code™.

A autenticidade do SDI® pode ser comprovada através da validação das informações após o processo de decodificação do Dataglyphs™ ou do QR Code™ e da comparação com os dados do Documento Fiscal em mãos. Além disso, pode ser feita a consulta de informações diretamente no sistema WebISS® implementado no município, via Internet. O processo de decodificação permite - utilizando a tecnologia de decodificação de correções de erros por rasuras ocorridas sobre os códigos - aumentando as chances de obter as informações inseridas no processo de codificação.

 

Exemplo de Selo DigitalSDI

Exemplo de Selo Digital

 

A consulta pode ser local, no caso de uma central de atendimento com equipamentos apropriados, tais como computador, scanner e o software WebISS® para decodificar as informações de acordo com a proposta da Solução do IBAM®. Se for uma consulta remota, dependerá das tecnologias adotadas e negociadas, tais como computadores portáteis, equipamento de digitalização e linha para acesso remoto. Por exemplo, um celular pode fornecer a linha de comunicação com o servidor que contém a Solução do IBAM®, e um laptop ou Palm pode enviar a imagem digitalizada do SDI® para processamento e autenticidade do documento. Isso comprovará a validade do mesmo, comparando dados do contribuinte com os dados descritos na NF e com outras informações para cruzamento de dados, o que significa a contra-prova no ato da verificação.

As informações decodificadas poderão atestar a validade do Documento Fiscal frente ao que está impresso em modo legível, como por exemplo: comparar o número do contribuinte com o número impresso no formulário e no Selo Digital, dados disponíveis no formulário comparados às informações. Além da comparação manual, ainda há a possibilidade de consultar estes dados com a base de dados gerenciados pela Solução do IBAM®, atestando se é um documento realmente válido e se já não foi declarado, além de outras informações de consultas oferecidas pela solução via terminal na Central ou acesso remoto via Internet.