Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tecnologia Inovadora
Gestão, controle e redução à evasão fiscal

WebISS® - Gestão ISS

Com tecnologia inovadora, possui a chamada camada de persistência, que facilita a interoperabilidade entre o programa e a base de dados, sem a necessidade de ajustes significativos no programa. Flexível tanto para o sistema operacional - Windows, Unix, Linux - quanto para a base de dados que se deseja utilizar, SQL ou Oracle.

Sua proposta é a gestão, o controle e o combate à evasão fiscal do ISSQN. Oferece apoio às atividades nas áreas de cadastro mobiliário, autorização e gestão de documentos fiscais (físicos ou eletrônicos), controle financeiro e econômico dos contribuintes de ISSQN, declarações eletrônicas, gestão da dívida e controles de divergências, automação para área de protesto e notificação de autos de infração de ISSQN.

O WebISS® funciona como um sistema de suporte à metodologia de gestão do ISSQN, desenvolvida pelo IBAM, utilizando a Web como plataforma tecnológica. A solução de gestão proporciona o controle de documentos físicos e eletrônicos. Dados codificados são inseridos na nota fiscal, proporcionando a visualização de informações impressas nas notas por meio da tecnologia DataGlyphs™, no ato de fiscalização.

Para o recebimento de informações de contribuintes, o WebISS® utiliza a Declaração eletrônica de Serviços - DeS®, um módulo padronizado para troca de informações entre os contribuintes e o fisco. A solução propicia acesso de informações de maneira transparente e evasiva aos sistemas atuais da administração fazendária, através de paginadores Web e sem a necessidade de instalar aplicativos em equipamentos da Prefeitura.

A interface de comunicação é suportada por paginadores Web (browsers) e protocolo HTTP, facilitando a comunicação e a utilização em ambientes heterogêneos de forma transparente aos usuários. A utilização de serviços Web intenciona a sua portabilidade entre usuários sem a interferência nas regras de segurança nos firewalls nos limites de domínios das redes, simplificando o uso e dispensa da distribuição de softwares clientes, evitando a complexidade da distribuição e atualizações dos programas e do funcionamento em redes.

A solução prevê a utilização de servidores que suportem características de tolerância a falhas, escalabilidade, compartilhamento de recursos, extensibilidade, concorrência e transparência, para recebimento de informações via Web, acesso ao sistema central WebISS® e comunicação com a infra-estrutura atual da administração fazendária. A independência dos sistemas e plataformas da administração fazendária aos da solução WebISS® objetiva evitar interferências ou manutenções dos sistemas atuais, efeitos colaterais ou uso de recursos de infra-estrutura, facilitando adequações tecnológicas nas partes quando necessário.

A comunicação entre a solução e os sistemas existentes do fisco ocorrerá com interfaces de comunicação utilizando arquivos de lotes tipo texto ou tecnologia Web Services, um padrão aberto e flexível, para as operações desejadas de consulta, cruzamento e recebimento de informações, registros de transações e outras operações desejadas. A utilização de padrões abertos para troca de informações e plataformas distintas facilita o ingresso e acesso de outros órgãos às informações, além de propiciar transparência para manutenções corretivas e preventivas, atualização de sistemas e adequação tecnológica, com maior rapidez e segurança.